Açores Nove Ilhas de Encanto

Nove Ilhas Para Descobrir a Natureza

Os Açores são ideais para quem prefere destinos com natureza viva. Lagoas azuis rodeadas de flores, montes imponentes, miradouros magníficos para ver a terra, o mar e as crateras profundas e verdejantes dos vulcões que resistem ao passar dos séculos. São paisagens que marcam o ser humano e que ainda hoje, mantém a sua pureza original, no seio da tranquilidade e do silêncio.

Férias nos Açores são sinónimo de recordações intensas.

Clima

Os Açores são bafejados pela sorte no que respeita ao estado do tempo, e apresentam um clima temperado durante todo o ano, onde não existem grandes mudanças de temperaturas, sendo que as temperaturas médias variam entre os 14º C de mínima e os 25º C de máxima, uma vez que a corrente do golfo proporciona poucas oscilações – que se refletem também nas temperaturas da água, que oscila entre os 16º C e os 22º C ao longo do ano.

Natureza e Ambiente

O Governo regional dos Açores tem assumido cuidados na preservação dos ecossistemas do arquipélago, notórios nas dezenas de reservas naturais, parques e áreas florestais de recreio, e zonas de paisagem protegida. Os Açores receberam inclusivamente uma das menções honrosas do Prémio Europeu Turismo e Ambiente.

Flora

Os Açores são na realidade um jardim botânico natural para todos os que gostam de plantas, e a grande quantidade de plantas do Terciário das Laurissilvas são a jóia da coroa, mas no arquipélago encontra muitas espécies diferentes, como o cedro-do-mato, urze, queiró, uva-da-serra ou gingeira brava, entre outras espécies.

Fauna

Na terra e no mar, os Açores apresentam uma fauna atrativa nas aves, com o milhafre, o melro-preto, o cagarro, ou o priôlo. Já no oceano, com largas centenas de moluscos e peixes, e uma grande presença de golfinhos e cetáceos, o arquipélago dos Açores é um gigante aquário natural para a observação submarina, que se aconselha a todos quantos visitam as ilhas.

Geologia

Formado ao longo de milénios de actividade vulcânica, o arquipélago dos Açores é um museu vivo de maravilhas vulcânicas, que atraem milhares de turistas todos os anos. As caldeiras com lagoas são provavelmente a face mais conhecida desta actividade, mas as grutas formadas pelas erupções e as fumarolas são pontos de destaque para a sua visita.

Paisagem

Ao visitar os Açores vai entrar num mundo de beleza natural, onde a presença humana é reduzida e totalmente esquecida face ao imponente espectáculo da própria natureza. Nove ilhas com nove encantos diferentes, paisagens verdes, flores em abundância, fenómenos vulcânicos, grutas, lagoas, furnas e a imponente montanha na Ilha do Pico.

Gastronomia

Pesca fresca, doces variados, queijos refinados, com destaque para o queijo da ilha de São Jorge, o ananás doce, ou o famoso chá da ilha de São Miguel são pontos de destaque na gastronomia dos Açores. Esteja onde estiver é garantido que as receitas tradicionais da cozinha local farão com que a sua experiência seja mais completa e muito saborosa.