As ilhas dos Açores

  • Santa Maria
  • São Miguel
  • Terceira
  • Graciosa
  • São Jorge
  • Pico
  • Faial
  • Flores
  • Corvo

Açores Mapa

 

 

Santa Maria – A ilha do sol

Sinuosa e com baias profundas, Santa Maria apresenta como cartão de visita as mais belas praias dos Açores… e mais horas de sol. As suas ondas são de classe mundial e são muitos os surfistas que as procuram ao longo do ano. Mas as actividades aquáticas não se ficam por aqui, pois a vela, o windsurf e o mergulho atraem todos os que vivem na pele as sensações dos desportos aquáticos.

Santa Maria é um destino de eleição de quem procura férias com descanso e tranquilidade. A paisagem calma, quase parada no tempo, os montes verdes, as planícies sem vegetação e a rica vida campestre, asseguram dias sem horários, sem calendário.

As refeições de peixe fresco acabado de pescar são uma obrigação dos turistas, assim como os doces tradicionais, que já marcam esta ilha famosa pelo artesanato e repleta de igrejas, conventos e fortalezas.

Ilha Santa Maria Açores

Photo: www.photorenato.blogspot.pt

São Miguel

A vida intensa de uma cidade hospitaleira espraiando-se frente ao mar. Os amplos espaços de serenidade entre vendes e flores onde se abrigam lagoas. Museus, igrejas, palácios que abrigam tesouros de arte e história. O golfe, o ténis, os passeios a pé, de bicicleta e a cavalo ou apenas horas de sol e praia. Facetas de uma ilha que é um centro de férias para os que gostam de cultura, de desportos… ou simplesmente contemplar a Natureza.

Mundo de lagoas nos Açores

Primeiro são as muitas lagoas que cativam o coração e criam poemas no olhar. Aguarelas de luz e cor, bucólicas como romances campestres ou com o intenso dramatismo das forças primitivas da Natureza. • Depois, o Vale das Fumas, viçoso jardim no fundo de vasta cratera, onde circulam ribeiros de água quente. No seu interior, o idílico Parque Terra Mostra, onde se combinam exóticas espécies tropicais e de países frios. O vapor fervente das Caldeiras recorda a origem vulcânica da ilha. Para acabar, a visita às únicas plantações de ananazes e de chá da Europa, todo o encanto de múltiplas paisagens feitas de pastagens e pachorrentas vacas malhadas, arvoredos espessos, flores, muitas flores, e miradouros sobre a terra e o mar.

Ponta Delgada – Cidade do encanto

Debruçada de forma panorâmica sobre uma larga enseada, Ponta Delgada é o centro turístico de São Miguel. Com museus e monumentos, ruas com história que se cruzam com os hotéis, restaurantes e lojas onde o bem receber está sempre presente. À noite, os mais novos têm a garantia de muita animação nos bares e discotecas locais. Ribeira Grande do outro lado da ilha, tem para mostrar na igreja matriz de fachada gótica o curioso Arcano. A Lagoa. Nordeste e Povoação, conjuntos de casario branco emoldurado pelo azul do mar, junta-se vila Franca do Campo, primeira capital da iliba. Todas são pontos de um roteiro de saber da ilha, do seu Património e da sua história.

Diversidade de férias activas

Campos de golfe entre flores. Percursos de observação de aves, de plantas endémicas, de fenómenos vulcânicos. Mergulhar por entre peixes e paisagens submarinas feitas de lava. Marinas que acolhem iates vindos da Europa e das Américas. O prazer de observar grandes cetáceos, rápidos golfinhos. Praias de areia morena convidam a horas de alegria num mar aquecido pelas correntes do Golfo ou ao desafio das ondas sobre pranchas de surf e windsurf. Ténis, vela e pesca desportiva de alto mar são mais algumas das propostas de São Miguel para férias vividas intensamente.

Compras e comida tradicional Açoriana

As cerâmicas decoradas a azul da lagoa. Os pitorescos barros dos Oleiros de Vila Franca do Campo. Os delicados bordados, os decorativos trabalhos em vime. Valores de um artesanato que mantém tradições seculares e são as melhores recordações de São Miguel. Quem esquece o original sabor do excelente cozido das Fumas, preparado em caldeiras vulcânicas? Ou os frescos peixes e mariscos, a tenra carne apenas grelhada ou arranjada segundo velhas receitas tradicionais? Os prazeres da mesa continuam com o doce e perfumado ananás, os antigos doces conventuais, o licor de maracujá. Para que cada refeição fique na memória.

Ilha São Miguel Açores